mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
30 Outubro de 2023

ANGOLA QUER BAIXAR EM 20% EMISSÕES DE CARBONO

Assinatura de um Memorando de Entendimento de expansão de energia de baixo carbono.

A ANPG, o Instituto Nacional de Gestão Ambiental e a Chevron assinaram esta segunda-feira, 30.10, em Luanda, um Memorando de Entendimento de expansão de energia de baixo carbono.

Convidado a proceder a abertura do evento, o Ministro Diamantino Azevedo mostrou-se "satisfeito pela concretização do acto" que se tornou realidade após 3 meses de negociações entre as partes.

"Marca o início da Cooperação tripartida, tendo em conta o paradigma de combate às alterações climáticas e transição energética a nível global", enfatizou o governante, elucidando que "o objectivo é fomentar produtos de baixo carbono, através do estabelecimento de uma estrutura organizacional em que intervenham todos os signatários do Memorando".

Avançou que as potenciais áreas de Cooperação e desenvolvimento estão ligadas ao hidrogénio verde, amônia verde, biocombustíveis como etanol, combustível sustentável para a aviação, mercados de carbono e compensação, bem como tecnologias de captura de carbono.

Segundo Diamantino Azevedo, o Morando também contempla a participação de entes privados "através do estabelecimento de parcerias público-privadas".

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás garantiu que por meio do departamento ministerial que dirige, o Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, está empenhado e tem implementado programas de baixo carbono e espera que até 2027 consiga baixar em 20% as emissões de carbono em relação a 2020.

"É desejo sério e irreversível", afirmou, esperando que "seja levado a cabo por todos as instituições do Sector e parceiros".

Paulino Jerónimo, pela ANPG; Hassana Lima, pelo INGA, e Billy Lacobie, pela CABGOC/Chevron Angola, assinaram o Memorando de Entendimento testemunhado pelo Ministro Diamantino Azevedo e pela Secretária de Estado para o Ambiente Ana Paula Coelho.


Voltar