mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
02 Março de 2024

ANGOLA PARTICIPOU NO FÓRUM DOS PAÍSES EXPORTADORES DE GÁS

Fórum Internacional dos Países Exportadores de Gás.

Angola participou no Fórum Internacional dos Países Exportadores de Gás, que decorreu de 1 a 2 de Março, na Argélia, com a adopção da "Declaração de Argel”.

Em representação do Presidente da República, João Lourenço, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, acompanhado de uma delegação participou, na 7ª cimeira dos países exportadores de gás (GECF).

Segundo o Ministro, Angola aderiu há pouco tempo este Fórum dos Países Exportadores de Gás, na condição de membros observadores e  está nesta organização para a troca de experiências com os maiores produtores de gás do mundo, ligados a tecnologias, ambiente e transição energética. 

"Angola ainda não é um grande produtor de gás. Estamos com uma estratégia que implica necessariamente acrescentarmos valor ao gás que produzimos”, disse o governante.

O Ministro informou ainda que existe uma pretensão de uso do gás para a indústria petroquímica aumentar a produção de gás de cozinha para que mais população do país passe a usar e aumentar a participação do gás na matriz elétrica do país. 

Diamantino Azevedo disse também que o objectivo é maximizar o uso do gás que produzimos no país.

"Estamos conscientes da capacidade das nossas reservas e devemos fazer um uso racional do gás”,  avançou.

No evento,  o governante angolano manteve encontros com os Ministro dos Petróleos do Irão, Senegal e da Bolívia. Efectuou uma visita ao Instituto de Pesquisa de Gás da GECF, na possibilidade de cooperação desta instituição com instituições do país. 

O Fórum dos Países Exportadores de Gás, criado em 2001, do qual a Argélia é membro fundador, é composto por 12 membros permanentes (Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné Equatorial, Irão, Líbia, Nigéria, Qatar, Rússia, Trinidad – e Tobago, Emirados Árabes Unidos, Venezuela) e 7 membros observadores (Angola, Azerbaijão, Iraque, Malásia, Mauritânia, Moçambique, Peru). 


Voltar