mirempet.gov.ao
MIREMPET
16 Junho de 2022

ANGOLA É 57° MEMBRO DA ITIE

Angola tornou-se no 57° país membro da Iniciativa de Transparência na Indústria Extrativa (ITIE), na sequência da avaliação positiva da sua candidatura, esta quinta-feira, 16 de Junho, em Bruxelas.

Convidado a proferir o discurso de aceitação de Angola à ITIE, o Presidente do Comité Nacional de Coordenação (CNC) e Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, em nome do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, agradeceu a aceitação da candidatura de Angola a país membro da ITIE.

Na sequência da sua intervenção, o líder do CNC, sublinhou que "Angola reafirma à comunidade nacional e internacional o seu firme compromisso em partilhar, com regularidade e sistematização, Informações, incluindo,as receitas ao longo da cadeia de valor da indústria extractiva, bem como motivar as empresas nacionais a observarem os procedimentos da ITIE”.

Diamantino Azevedo Realçou que o CNC integra o Governo, a indústria extractiva e a sociedade civil, "o que permite assegurar uma discussão mais sustentável sobre os destinos a dar às receitas provenientes da exploração dos nossos recursos minerais.

Finalmente, o Ministro enfatizou o impacto das reformas implementadas pelo Governo de Angola no Sector das Indústrias Extractivas, no período de 2017 a 2022.

A delegação ministerial angolana presente no evento integrou representantes da indústria extrativa, nomeadamente, os PCAs da Sonangol, Gaspar Martins, da Endiama, Ganga Júnior, e da Sodiam, Eugénio Bravo da Rova. Fizeram também parte da delegação os representantes da Sociedade Civil, António Armando, pela Juventude Ecológica de Angola, e Cecília Kitombe da ADRA.



Voltar