mirempet.gov.ao
MIREMPET
09 Abril de 2024 | 11h04

1⁰ CAMPEONATO NACIONAL DE SOLDADURA INDUSTRIAL AGENDADO PARA MAIO

O campeonato vai decorrer de 20 a 22.3.2024, no Instituto Nacional de Petróleos, no Sumbe.

"Jovens para o Desenvolvimento da Indústria Angolana" é o lema do 1º campeonato nacional de soldadura industrial, a decorrer de 20 a 22 de Maio do ano em curso, no Instituto Nacional de Petróleos, no Sumbe. Esta terça-feira, 9 de Abril, realizou-se, no Auditório Albina Assis, edifício sede do MIREMPET, uma sessão de esclarecimento sobre a realização e os critérios de participação da competição.

O encontro que contou com a presença dos representantes de empresas e academias concorrentes e órgãos de comunicação social serviu para partilhar toda a informação a respeito do evento, como os objectivos, regulamento e resultados  esperados com a realização do referido "campeonato" de soldadura industrial. 

Esta primeira edição vai contar com 20 concorrentes, 10 da categoria A, pertencentes a escolas técnicas e centros de formação profissional, com idades entre os 17 e os 22 anos, e 10 da categoria B, representantes de empresas, com idades entre os 23 e os 25 anos. 

De acordo com Johnny Pilartes, porta-voz do evento, o "campeonato" foi criado com base numa orientação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, com o objectivo de promover a profissão e motivar os jovens angolanos com talento na área de soldadura industrial, de modo a serem certificados internacionalmente; reduzir a importação de mão-de-obra estrangeira para que os nacionais passem a ocupar e dar resposta às necessidades de profissionais desta área importante para o sector petrolífero. "Nós queremos profissionais nacionais capazes de dar resposta às necessidades locais", sublinhou.

Por sua vez, Helena Capacho, representante da empresa Algoa Cabinda Fábrica Services, Lda., considera que será uma honra a sua empresa participar deste evento que valoriza e motiva os profissionais e mostra que são reconhecidos a nível nacional.

Para Hélder dos Santos, representante do Instituto Nacional de Petróleos (INP),  o evento é de extrema importância para a sua instituição porque vai permitir mostrar a potencialidade que têm para ajudar a alavancar a indústria metalomecânica, acrescentando que têm como objectivo vencer o 1º "campeonato" de soldadura industrial.


Voltar