mirempet.gov.ao
 
MIREMPET
16 Abril de 2024 | 17h04

GESTORES DO SECTOR MINEIRO PARTILHAM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Uma mesa-redonda sobre a “História da Liderança no Sector Mineiro" foi realizada, segunda-feira, 15 de Abril, após o acto de abertura das Jornadas do Trabalhador Mineiro, no auditório Albina Assis, edifício do MIREMPET.

O certame que durou mais de duas horas e esteve constituído por altas figuras do sector minero, como o Engº. Augusto Paulino Neto, o Dr. Ganga Júnior, o Dr. Eugénio Bravo da Rosa, o Dr. Jacinto Rocha, a Engª. Madalena Cruz, a Engª. Estefânia Almeida e o Dr. António Henriques da Silva e serviu para os funcionários mais antigos partilharem os seus percursos profissionais com os colaboradores mais novos e estudantes universitários

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola e PCA da Somipa, Augusto Paulino Neto, fez uma incursão à sua vida profissional que começou como professor na província do Uíge, de onde foi transferido para Luanda em 1979 para trabalhar no Laboratório de Pesquisas da então Petrangol, hoje conhecida como Refinaria de Luanda, como técnico de pesquisa. Paulino Neto passou ainda pela Direcção Nacional de Geologia e Indústria Mineira em 1981; em 1986 pela empresa Roreminas, onde encontrou os seus mentores, depois de passar um período nas FAPLA.

O prelector contou, igualmente, que em 1989 recebeu o desafio de trabalhar para autonomizar o sector mineiro e separá-lo da indústria, tendo exercido o cargo de Director do Gabinete Técnico de Desenvolvimento Mineiro e, mais tarde, Director do GEPE da Secretária de Estado de Geologia e Minas, Director do GEPE do então Ministério de Geologia e Minas e Director-Geral da ENDIAMA; em 1987, foi nomeado administrador delegado da ENDIAMA até 1999, ano em que deixou a função pública para o sector privado, passando pela De beers, BHP, Excon Mining e Somipa, empresa que Presidente o Conselho de Administração.

Para Estefânia Almeida, uma das funcionárias mais nova do sector e participante da mesa-redonda, "foi uma experiência única" estar no mesmo pódio com individualidades de renome que deram o seu melhor e saber durante muitos anos para o crescimento do sector.

Por se turno, o Coordenador do Centro de Comando e Respostas do MIREMPET, Eliezer Capita, considera que conseguiu reter as experiências partilhadas no evento e, por isso, entende que devemos ouvir os mais velhos que detêm os conhecimentos e sermos autênticos, porque só assim faremos as coisas com brio.

"O que mais me marcou foi o perfil das individualidades e aprender que devemos continuar a capacitar-nos todos os dias, sobretudo investir no conhecimento das línguas estrangeiras”.

 



Voltar