mirempet.gov.ao
Internacional
14 Junho de 2021

SONANGOL LANÇA PROCESSO DE ALIENAÇÃO PARCIAL EM CONCESSÕES PETROLÍFERAS

Abertura oficial do Acto de Lançamento do Processo de Alienação Parcial em Concessões Petrolíferas e divulgação dos procedimentos do concurso.

"A partir de hoje, as empresas nacionais e estrangeiras interessadas são convidadas a participar no processo de alienação parcial em concessões petrolíferas, estando sujeitas a obrigatoriedade de cumprimento com os requisitos estabelecidos na lei" .

A afirmação foi feita pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na abertura oficial do Acto do Lançamento do Processo de Alienação Parcial em Concessões Petrolíferas, no Centro de Convenções do Talatona (CCTA), em Luanda, nesta segunda-feira, 14.06.2021. 

No evento, foram apresentados 8 blocos do Offshore angolano que serão parcialmente alienados, com interesse participativo da Sonangol, nomeadamente, o  Bloco 3/05, Bloco 4/05, os Blocos 5/06, 23 e 27 e os Blocos 15/06, 18 e 21 e também divulgados os procedimentos do concurso.

Na ocasião, Diamantino Azevedo disse que "a abertura do processo de alienação parcial dos interesses participativos em algumas concessões petrolíferas da Sonangol emerge de acções que visam o reposicionamento e sustentabilidade da carteira de investimentos da Sonangol para assunção dos seus compromissos financeiros nas concessões petrolíferas”.

O governante salientou que a Sonangol poderá, "com as instituições bancárias, suportar as despesas associadas com a importação de refinados e reduzir a sua exposição financeira como órgão representante do Estado com intervenção directa nas concessões petrolíferas, enquanto entidade investidora”.  

O Ministro garantiu que, "à Sonangol recaí a responsabilidade de simplificar os procedimentos do processo referenciado e ter sempre uma narrativa agregadora, mediante uma comunicação fluída e apelativa sobre todas as actividades previstas”.  

No acto de encerramento, o PCA da Sonangol, Gaspar Martins, apelou às empresas nacionais e estrangeiras a actuarem no sector petrolífero angolano e a inscreverem-se para o acesso às sessões virtuais de informação sobre o assunto. 

O Acto do Lançamento do Processo de Alienação Parcial em Concessões Petrolíferas  enquadra-se na estratégia da Sonangol para a alienação parcial de interesses participativos de exploração e produção, aprovada por pelo Titular do Poder Executivo, através do Despacho Presidencial 001/040APR-GPR.01.21/2021.

A apresentação das propostas devem ser apresentadas até 06 de Agosto de 2021, através do site atreavés do site https://alienacaoblocospp.sonangol.co.ao., onde estão também disponíveis mais informações sobre o processo. 


Voltar