mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
19 Janeiro de 2022

SERM VISITA PROJECTOS DE OURO EM CABINDA

Visita de constatação do estado actual de projectos mineiros ligados ao ouro nos municípios de Buco Zau e Belize, em Cabinda.

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, iniciou hoje, 19.1.2021, um programa de visitas para constatar o estado actual de projectos mineiros ligados ao ouro nos municípios de Buco Zau e Belize, em Cabinda. 
 
O governante adiantou que, serão averiguados alguns aspectos sobre o ambiente em que tem sido feita a actividade mineira na província, e também analisar se o projecto Buco Zau está apto a ser inaugurado conforme solicitado em carta enviada ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET). 
 
Neste primeiro dia de trabalho de campo, o Secretário de Estado esteve no projecto Buco-Zau, no município com o mesmo nome, que está a ser preparado para entrar a fase efectiva de mineração de ouro, com um investimento realizado até 2021, na ordem de cinco milhões, duzentos e um mil, setecentos e sessenta e seis dólares. 
 
No local, o geólogo Ranieri Eduardo que apresentou o projecto, informou que "até ao momento as reservas conhecidas apontam para 80 kg de ouro que devem ser recuperadas em 3 anos, mas os trabalhos de prospecção prosseguem e podem aumentar as reservas”. 

A mineração Buco-Zau possui uma lavaria com capacidade de processamento de 30t/h, outra para tratar 100t/h de minério está em montagem. A empresa possui 120 trabalhadores, dos quais apenas 8 expatriados. 

Na parte ambiental, segundo Ranieri Eduardo, a empresa possui mais de 4400 mudas nativas e já são plantadas em zonas onde foram cocluídas as operações mineiras para reequilibrar o ambiente. As sementes são recolhidas na floresta do Maiombe.

No final da visita, Jânio Corrêa Víctor, disse que "os maiores ganhos para a população serão quando os projectos auríferos em Cabinda ganharem forma, fazerem mineração convencional e proporcionarem empregos. É isso que vai contribuir no combate ao garimpo", citando a mineração Buco-Zau como exemplo.

De acordo com o programa, as visitas de trabalho continuam até o dia 21 de Janeiro do corrente ano. Para o dia 20, estão agendados os projecto Lombe Mining, Lufo e Ganda Gambo, em Belize, e no último dia, na cidade de Cabinda, o Secretário de Estado presidirá a um encontro com os operadores mineiros da província. 



Voltar