mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
27 Junho de 2022 | 16h06 - Actualizado em 27 Junho de 2022

REFINARIA VAI AGREGAR VALOR AO OURO DE ANGOLA

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e a Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, procederam ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira refinaria de ouro em Angola.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e a Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, procederam ao lançamento da primeira pedra para a construção da primeira refinaria de ouro em Angola, esta segunda-feira, 27 de Junho, no Pólo Industrial de Viana, em Luanda.
Em nota de boas-vindas, depois de destacar que as obras vão decorrer em simultâneo com a formação do capital humano, a Governadora realçou que a mesma se enquadra na aposta do Executivo na verticalização da cadeia de produção do ouro, no país, visando a diversificação da economia. 

Convidado a pronunciar palavras de circunstância, o Ministro Diamantino Azevedo disse que "uma das acções prioritárias do Programa de Desenvolvimento e Modernização das Actividades Geológico-mineiras do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018-2022 é prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, a prata, platina e outros, cuja transformação, com vista a agregação de valor, passa, necessariamente, pela utilização de refinarias”. 

O Governante sublinhou que, em 2019, Angola entrou para a lista de países produtores e exportadores de ouro. Para este efeito, distingue-se o Projecto Chipingo, na província da Huíla, que registou a primeira produção e exportação de ouro depois da independência. 

De acordo com Diamantino Azevedo, em Angola, 5 dos 12 projectos de ouro com Título de Exploração já iniciaram a produção e exportação desse mineral, sendo que existem outros 40 com Títulos de Prospecção. Para o Ministro, o fluxo de produção de ouro justifica a implementação de uma refinaria de pequeno a médio porte. 

"O material refinado poderá ser usado internamente em vários sectores da economia, como é o caso da área de tecnologia, joalharia, mercado financeiro, dentre outros”, sublinhou Diamantino Azevedo, manifestando o desejo de que o ouro refinado em Angola atinja o grau de pureza aceite nas diversas bolsas de valores, mercados e instituições financeiras. 

Segundo apresentações técnicas prestadas na ocasião por dos responsáveis da Geoangola e por um representante da construtora, o empreendimento comportará três seguimentos, nomeadamente, a refinação, o laboratório e a contrastaria e terá capacidade para produzir 25 quilos por dia, podendo incrementar esta cifra através de mais turnos de trabalho. 

A refinaria de ouro vai integrar-se arquitetonicamente nas instalações da Geoangola, mas será uma unidade autónoma com 30 trabalhadores. Os promotores da infra-estrutura são a Endiama e a Geoangola. 

Testemunharam o evento, o Secretário do Presidente da República para a Esfera Produtiva, Isaac dos Anjos, o Administrador Municipal de Viana, Manuel Pimentel, o Director Nacional dos Recursos Minerais, André Buta Neto, os PCAs da Endiama e da Agência Nacional dos Recursos Minerais, respectivamente, Ganga Júnior e Jacinto Rocha, bem como Administradores dessas instituições.


Voltar