mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
27 Fevereiro de 2023 | 14h03 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2023

PROJECTO DO BLOCO 15/06 ADJUDICADO A CINCO EMPRESAS

Ministro diz que "indústria continua activa e parceiros mantêm seu posicionamento em permanecer em Angola".

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, considerou, esta segunda-feira, 27, em Luanda, a adjudicação do Projecto de Desenvolvimento Integrado West Hub Agogo, no Bloco 15/06 "uma contribuição na redução da emissão de carbono e na quantidade de serviços que o projecto oferece, o que proporcionará um número considerável de mão-de-obra local”. 
Durante a abertura do acto formal de adjudicação dos principais contratos do Projecto no valor global de 7.8 mil milhões de dólares americanos, o governante disse ainda que "os contratos demonstram que a indústria continua activa e que os parceiros mantêm o seu posicionamento em permanecer em Angola, fazendo com que a indústria dos hidrocarbonetos continue a apoiar o desenvolvimento de Angola e a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações”. 

Os contratos foram assinados pela Azule Energy, através da sua subsidiária ENI SPA (ENI) e parceiros no Bloco 15/06 e adjudicados às empresas Yinson, para o fornecimento do FPSO e de serviços de operação de campo e manutenção; Baker Hughes, para o fornecimento de Sistema de Produção Submarina e Serviços de Peças Sobressalentes; Aker Solutions, para o fornecimento de Sistema de Umbilicais; Saipem, para o fornecimento de oleodutos rígidos, transporte e instalação de estruturas submarinas; Subsea 7, para o transporte e instalação de risers, oleodutos e estruturas submarinas, bem como a TechnipFMC, para o fornecimento de risers e oleodutos. 

O projecto é composto por 36 novos poços (21 de produção e 15 de injecção), um FPSO convertido com capacidade para produção de 120 mil barris por dia e compreenderá aproximadamente 100 km de oleodutos rígidos, 100 km de oleodutos flexíveis e 100 km de umbilicais. 

Para o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, "a assinatura destes contratos marca o início de uma nova onda de investimento na zona de águas profundas em Angola e acrescentará um valor significativo à indústria de petróleo e gás do país. 

Este projecto vai também representar uma contribuição importante para o aumento da produção de petróleo no país. O apoio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Concessionária Nacional (ANPG) tem sido essencial para a finalização deste projecto de desenvolvimento integrado”. 

São parceiros do Bloco 15/06 a Eni SPA (subsidiária da Azule Energy com 36.84%, como operador), a Sonangol P&P (36.84%) e a SSI Fifteen Limited (26.32%). 

Desde o seu início de produção em 2014, o bloco já produziu acima de 300 milhões de barris provenientes dos FPSOs Ngoma e Armada Olumbendo. 

Testemunhou o acto formal de adjudicação o Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo.


Voltar