mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
08 Outubro de 2021

MULTINACIONAL RIO TINTO NO SECTOR MINEIRO ANGOLANO

O contrato prevê 75% para a Rio Tinto e 25% para a Endiama-EP, mantendo aberta a possibilidade de a parte angolana aumentar a sua participação até 49%.

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a Endiama-EP e a empresas Rio Tinto assinaram, esta sexta-feira, 08 de Outubro, nas instalações da embaixada angolana em Lisboa, um contrato de investimento mineiro, marcando a entrada da multinacional anglo-australiana em Angola.

O contrato prevê 75% para a Rio Tinto e 25% para a Endiama-EP, mantendo aberta a possibilidade de a parte angolana aumentar a sua participação até 49%.

Na ocasião, o Ministro Diamantino Azevedo sublinhou a importância da assinatura do contrato, para o subsector diamantífero angolano, garantindo que se trata de um primeiro passo no sentido de se valorizar, cada vez mais, os recursos minerais do País.

O governante salientou, em conferência de imprensa, a importância da entrada no subsector diamantífero angolano de uma empresa com a capacidade e o potencial da Rio Tinto, um conglomerado considerado como dos mais poderosas a nível mundial.

Ganga Júnior, PCA da Endiama-EP, afirmou que é desejo da empresa começar a trabalhar imediatamente na prospecção do quimberlito Chiri, apurar o seu potencial e fazer a implantação da mina até ao ano de 2024.

Por sua vez, o CEO da Rio Tinto, Kenneth Tainton, disse que a assinatura do contrato é sinal de que a empresa está disposta a trabalhar com Angola, alargando o seu mercado de acção, a que junta um importante engajamento na melhoria das condições de vida das populações onde se inserem os seus projectos e investimentos.

Assistiram à cerimónia o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, quadros seniores do MIREMPET, da Endiama-EP e membros do corpo diplomático angolano acreditado em Portugal.


Voltar