mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
16 Maio de 2022 | 12h05 - Actualizado em 16 Maio de 2022

MIREMPET REALÇA IMPORTANTES TAREFAS REALIZADAS PELA APPO

Diamantino Azevedo realçou importantes tarefas realizadas desde a fundação da APPA - Associação Africana dos Países Produtores de Petróleo - precursora da APPO, há 35 anos.

A intervenção do Presidente da República foi antecedida do discurso de boas-vindas proferido pelo Ministro Diamantino Azevedo, nas vestes de Presidente da Organização Africana de Produtores de Petróleo, esta segunda-feira, 16, em Luanda, durante o acto de boas vindas ao VIII Congresso e Exposição dos Países Africanos Produtores Africano (CAPE VIII).

o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo realçou importantes tarefas realizadas desde a fundação da APPA - Associação Africana dos Países Produtores de Petróleo - precursora da APPO, há 35 anos. Tratam-se do estabelecimento de um Acordo-Quadro de Cooperação e Assistência Mútua entre os Países Membros, Estudo Comparativo do Quadro Legal e Contratual no Domínio dos Hidrocarbonetos nos Países Membros da APPO, Estudo sobre a Harmonização da Nomenclatura Estratigráfica das Bacias Sedimentares Africanas e a elaboração da Guia da APPA para a Promoção do Conteúdo Local na Indústria de Petróleo e Gás em África.

Sendo o primeiro instrumento de orientação da APPO para as próximas décadas, o estudo sobre "O Futuro da Indústria do Petróleo e Gás em África à Luz da Transição Energética”, mereceu a atenção do Presidente da organização pela sua importância para a Estratégia de Longo Prazo.

Ainda no discurso de boas-vindas, o responsável referiu que "a APPO instituiu a mesa redonda de conteúdo local de África que tem como objectivo a revisão das políticas e progressos na implementação do Conteúdo Local nos países Membros, especialmente, à luz da Transição Energética Mundial”.

No exercício da Presidência da Organização, a República de Angola convidou os membros a envidarem esforços no sentido de se concluir a Estratégia de Longo Prazo, assim como a mobilização do capital inicial para o arranque da Sociedade de Investimentos de Energia em África (AEICORP), segundo Diamantino Azevedo. 

O Outro propósito de Angola é o de que mais países produtores de petróleo e gás adiram à organização para "uma melhor abordagem e salvaguarda dos nossos legítimos interesses”, concluiu.

O primeiro dia da CAPE VIII registou também intervenções do Secretário-Geral da APPO, Omar Ibrahim, e do Director Geral da AMETrade, Mahad Ahmed, na qualidade de organizador do evento, assim como uma apresentação da Refinaria do Soyo e a presença de deputados da Assembleia Nacional, PCAs e Administradores de empresas nacionais e estrangeiras de petróleo e gás.




Voltar