mirempet.gov.ao
MIREMPET
22 Julho de 2022 | 11h07 - Actualizado em 22 Julho de 2022

MIREMPET JUNTA-SE AO “PERDÃO E AO ABRAÇO” DOS ANGOLANOS

O projecto do Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos demonstra que “somos unidos pelo simbolismo desta terra e o objectivo é unir todos espíritos, todas ideias, pacificar todas as mentes e fazer com que, em Angola, nunca mais tenhamos episódios deste género”.

Para o Secretário de Estado dos Recursos Minerais Que representou o Ministro Diamantino Azevedo, o projecto do Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos demonstra que "somos unidos pelo simbolismo desta terra e o objectivo é unir todos espíritos, todas ideias, pacificar todas as mentes e fazer com que, em Angola, nunca mais tenhamos episódios deste género”. 

Jânio Corrêa Victor estava entre os membros do Governo, representantes do Poder Judicial, das Forças de Defesa e Segurança, de partidos políticos e de organizações da Sociedade Civil que testemunharam a apresentação pública do Projecto de homenagem às vítimas da violência política, esta quinta-feira, 21 de Julho, na área adjacente ao Memorial Agostinho Neto. 

O Memorial cuja mensagem nuclear é "Perdoar e Abraçar” consiste na conjugação de interpretações política, técnica e artística da perspectiva de reconciliar os angolanos que viram morrer os seus por causa dos conflitos políticos. Francisco Queiroz, Ministro da Justiça e Direitos Humanos e Coordenador da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos, Leonel da Cruz, Director do Gabinete de Obras Especiais, e Fineza Teta, artista que criou a proposta do monumento, apresentaram as respectivas interpretações. Fineza encontrou motivação "no cheiro da terra e no hálito dos espíritos que nos inspiram”. 

O projecto propõe a recriação do arco-íris, símbolo da bonança, a mulembeira, representação da passagem da sabedoria, e a vidraça que simboliza a transparência e o desafio de dar o passo em direcção ao perdão.


Voltar