mirempet.gov.ao
Reportagem
06 Abril de 2021

MANGANÊS: MN KITOTA MONTA BRITADEIRA PARA INICIAR MINERAÇÃO

A empresa investidora MN Kitota prevê atingir, até finais deste ano, uma produção média mensal de 40 mil toneladas que se vai destinar a atender a demanda interna do país.

Os relatos apontam que "de 1969 a 1974 houve uma exploração residual de Manganês, feita por uma empresa holandesa que exportava o minério bruto, sem processamento local".

A empresa investidora, MN Kitota, diz possuir uma reserva confirmada de quatro milhões de toneladas de minério, quantidade que pode subir para 12 milhões de toneladas com um teor a variar entre 45 e 48%. 

A exploração, segundo o geólogo Miguel Sérgio, será feita, numa primeira fase, a céu aberto e posteriormente subterrânea. O aumento de reservas e o ritmo da exploração vão ditar o tempo de vida útil da mina, estimado, para a primeira fase, em 4 ou 5 anos, explicou o geólogo de campo, acrescentando que "o manganês está bem cotado no mercado internacional".

Informou que a empresa prevê atingir, até finais deste ano, uma produção média mensal de 40 mil toneladas que se vai destinar a atender a demanda interna do país. 

Miguel Sérgio disse ainda que a Central pode ser concluída ainda em Abril 2021, ao que se seguirá o início da mineração de Manganês em Angola. "Temos já clientes e o transporte do minério será rodoviário, até à estação do CFL da Quizenga, e de lá para Luanda em vagões da empresa ferroviária”, esclareceu. 

Com perto de trinta trabalhadores, apenas seis dos quais expatriados, a empresa procede a montagem da Central de Britagem, para reduzir o minério a grãos de 0,5mm, a transportar em "big bags".


Voltar