mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
09 Setembro de 2021

LUANDA ACOLHE 2ª CONFERÊNCIA SOBRE PETRÓLEO E GÁS

Conferência “Angola Oil and Gas” decorre em Luanda, nos dias 9 e 10 de Setembro, sob o lema “Indústria de Petróleo e Gás de Angola: O caminho para a Regeneração e Crescimento”.

A 2ª conferência internacional sobre petróleo e gás, "Angola Oil and Gas”, iniciou nesta quinta-feira, 9.9.2021, em Luanda, para analisar temas relacionados com os vários segmentos que conformam a indústria angolana de petróleo e gás, com foco na campanha de investimento de Angola e na atracção de novos operadores para o mercado.

Durante a abertura, o Ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, fez uma abordagem sobre o Sector Petrolífero, desde a perfuração do primeiro poço de petróleo em Angola(1915) à criação da Sonangol(1976), à qual foram atribuídos os direitos mineiros para pesquisa e produção dos hidrocarbonetos em Angola.

O Governante referiu que, "embora se verifique uma diminuição do peso do sector petrolífero na economia nacional, tal redução não se traduz ainda numa alteração estrutural das exportações e das receitas do Estado, sobretudo das receitas em moeda externa”, acrescentado que, "mais de 90% dos recursos em moeda externa do país provêm do sector petrolífero”.

Para o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, "este é o momento ideal para se debater sobre os desafios que a indústria petrolífera enfrenta, por forma a se perspetivar o futuro deste importante segmento da economia angolana, proporcionar uma plataforma de debate e uma oportunidade única para, de forma integrada e holística, se definirem acções e soluções práticas que visam garantir o incremento da mobilização de investimentos para o país.

 "A importância que o Governo atribui a este evento, justifica-se pelo facto de o mesmo constituir uma oportunidade ideal para mostrarmos as realizações do Sector de Petróleo e Gás e as inúmeras oportunidades que Angola oferece aos investidores e financiadores, bem como as reformas iniciadas para melhorar o ambiente operacional e de negócios neste importante sector”, frisou o Ministro.

Organizado pela empresa Energy Capital & Power, em parceria com Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o evento, que terá a duração de dois dias (9 e 10 de Setembro), subordinado ao lema "Indústria de Petróleo e Gás de Angola: O caminho para a Regeneração e Crescimento”, conta com a participação do Ministro dos hidrocarbonetos da República do Congo, representantes das Organizações Internacionais ligadas ao sector petrolífero global, membros do Corpo Diplomático acreditado em Angola, representantes das empresas petrolíferas que operam no nosso país e demais convidados.

A 1ª conferência internacional sobre petróleo e gás realizou-se, de 4 a 6 de Julho de 2019, com o tema Angola Oil & Power. 


Voltar