mirempet.gov.ao
MIREMPET
17 Junho de 2022

ITIE: ANGOLA JÁ PARTICIPA NA REUNIÃO DE PARES

Membros da delegação angolana participam, em Bruxelas, do 53º encontro ordinário da Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE).

Pela primeira vez, após aprovação, na última quinta-feira, 16.06, da entrada de Angola na Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE), os membros da delegação angolana participam, em Bruxelas, do 53º encontro ordinário da instituição internacional.

José Malanga, Director Executivo da Comissão Nacional de Coordenação (ITIE-Angola), acompanhado por Cecília Kitombe e António Silva (representantes da Sociedade civil no CNC-ITIE-ANGOLA), representam o país. 

Angola deve, dentro de 18 meses, apresentar o seu 1º relatório sobre a implementação dos postulados da ITIE, que consistirá na compilação de relatórios de contas das empresas (grandes contribuintes), de 2020 a 2022, e sua publicação.
Hoje, segundo dia de trabalho e de apresentação de relatórios dos países membros, o México foi suspenso da ITIE por incumprimento de regras.

António Armando, Secretário Geral da JEA, e um dos representantes da Sociedade civil no Comité Nacional de Coordenação da ITIE (Angola) diz sentir-se feliz por ver a concretização de um desejo antigo da Sociedade Civil angolana em fazer parte de instituições ligadas à transparência e boa gestão dos recursos naturais. 

"Ao ouvir na sala que somos membros da ITIE, fiquei orgulhoso por participar e contribuir em um momento histórico do país. Foram dois dias de trabalho e, no primeiro, vi o interesse de todos os países e principalmente os africanos que Angola se tornasse membro. O outro momento pude observar como são realizados e descutidos os assuntos da ITIE", resumiu a sua primeira experiência.




Voltar