mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
28 Junho de 2022 | 18h06 - Actualizado em 28 Junho de 2022

FÁBRICA DE FERTILIZANTES PERMITIRÁ AUTOSUFICIÊNCIA

Uma fábrica de fertilizantes com capacidade de produção de 1,2 milhões de toneladas por ano vai ser instalada no município do Soyo, província do Zaire, em 4 meses.

Uma fábrica de fertilizantes com capacidade de produção de 1,2 milhões de toneladas por ano vai ser instalada no município do Soyo, província do Zaire, em 4 meses. 

A primeira pedra para a construção do empreendimento foi lançada esta terça-feira, 28 de Junho, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. 

Na ocasião, o Ministro sublinhou que a fábrica "permitirá alcançar a autossuficiência nacional para os próximos anos, bem como exportar o excedente”. 

Num outro momento da sua intervenção, Diamantino Azevedo destacou a importância das medidas do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço que resultaram nas reformas no "Sector de Hidrocarbonetos para permitir, efectivamente, a realização de investimentos na prospecção, no desenvolvimento, na produção e na transformação dos recursos do petróleo e gás do nosso país”. 

Neste contexto, foram criadas as condições favoráveis para que o Grupo Opaia e a Sonangol, em Outubro de 2019, desencadeassem acções para implementação da fábrica de fertilizantes. 

"Os esforços do Executivo para a promoção de investimentos e o crescimento económico e bem-estar das populações criaram as condições favoráveis e motivaram o Grupo Opaia e a Sonangol, em Outubro de 2019, a desencadear um conjunto de acções para implementação desta fabrica de fertilizantes”, referiu Diamantino Azevedo. 

Em conclusão, o Ministro enalteceu a iniciativa empresarial privada e augurou "o crescimento da indústria petroquímica e do agronegócio, bem como o desenvolvimento industrial do município do Soyo, proporcionando mais postos de trabalho directos e indirectos, com impacto positivo na melhoria das condições de vida da comunidade local e dos angolanos de uma maneira geral”.


Voltar