mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
17 Maio de 2022

CONGRESSISTAS ANALISAM EM MESA REDONDA CONTEÚDO LOCAL E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA EM ÁFRICA

Mesa redonda para análise dos temas sobre o conteúdo local e transição energética em Africa


Os Participantes ao 8º Congresso e Exposição de Petróleo de África analisam em mesa redonda os temas sobre o conteúdo local e transição energética em Africa, neste segundo dia da Conferência, 17, em Luanda. 

Conteúdo Local 

Os objetivos da primeira sessão é de proporcionar uma oportunidade para destacar desenvolvimentos e progressos de conteúdo local nos países africanos produtores de petróleo e gás, especialmente à luz da transição energética global para longe dos combustíveis fósseis. 

Na reunião serão levantadas questões como, quão preparada está a África para produzir, processar e comercializar os mais de 125 bilhões de barris de reservas comprovadas de petróleo e mais de 500 trilhões de pés cúbicos de gás sem tecnologia ocidental, finanças ocidentais, experiência ocidental e mercados ocidentais.

Será analisado também o que a APPO está a fazer para reunir os recursos dos produtores africanos, para lhes permitir superar os desafios iminentes colocados pela saída dos seus parceiros tradicionais na indústria, bem como  o que a IOCS e outros players do sector estão a fazer para aumentar o conteúdo local em toda a África.

Transição Energética em África 

O segundo encontro sobre transição energética e o futuro da indústria de petróleo e gás na áfrica, tem como objectivos analisar a mudança de paradigma global de combustíveis fósseis para combustíveis renováveis está criar uma pressão crescente de governos, investidores e o público para apoiar a descarbonização do sistema energético mundial. 

Esta sessão discutirá ainda as implicações da transição energética no desenvolvimento futuro do sector de petróleo e gás em África. Em particular, os oradores irão analisar os desafios da transição energética face à elevada dependência dos produtores africanos na exploração dos recursos para receitas e divisas para financiar as despesas públicas. 

Os principais intervenientes da indústria irão deliberar sobre a viabilidade de um abandono total dos combustíveis fósseis e os impactos a curto, médio e longo prazo que isso pode ter no desenvolvimento sustentável das economias e povos africanos.

Durante as duas sessões participam panelistas da empreas  ExxonMobil, ANPG, Brimomt, Sonatrach, AECIPA, SOMOIL, Equinor, TotalEnergies.

Ainda hoje, o presidente do conselho de ministros da APPO procedeu à abertura da exposição sobre Petróleo e Gás, à margem do congresso que decorre na capital angolana. Empresas do Sector e instituições públicas (que actuam nos 15 países membros) expõe serviços e produtos na sala -2 do hotel Epic Sana.


Voltar