mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
10 Maio de 2021

BOLSA DE DIAMANTES DE ANGOLA ABRE EM 2022

Angola pode vir a cooperar com a Antwerp World Diamond Centre (AWDC) no domínio da comercialização de diamantes, desde que seja "numa posição de win-win" e com respeito à política do governo angolano.

A afirmação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás foi feita esta segunda-feira, 10.05.2021, durante um encontro com empresários belgas da AWDC que estão em Angola para estudar oportunidades de cooperação do domínio da comercialização de diamantes.

O ministro avançou que a Bolsa de Diamantes de Angola, sob liderança da SODIAM e ENDIAMA, "deve abrir experimentalmente em 2022" e anunciou "haver espaço de cooperação entre AWDC e a futura Bolsa angolana", podendo "fazer bons negócios, desde que se considerem os desejos do governo e povo angolano".

"O nosso objectivo maior é estabelecer a Bolsa de Diamantes de Angola que terá a possibilidade e o mandato de cooperar com a AWDC e outras bolsas", disse Diamantino Azevedo que resumiu aos empresários belgas o diagnóstico feito pelo Executivo ao segmento diamantífero e que já levou à formulação de uma nova política de comercialização e mudanças ao nível da pesquisa, mineração e lapidação.

"Queremos que os angolanos beneficiem mais dos seus diamantes, aumentando o seu valor, criando mais empregos e mais receitas para o tesouro nacional, tudo em obediência ao Tratado do Processo Kimberley", enfatizou o governante.

Convidou os empresários belgas a investirem em unidades de corte e polimento de diamantes no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, em construção em Saurimo, onde se deseja e espera investimento privado.

"Estamos convictos de que Angola será o destino privilegiado do investimento diamantífero, pois teremos, em breve, a abertura da Mina de Luaxe que é maior do que Catoca, que ocupa a quarta posição do ranking mundial", exemplificou.

O governante explicou ainda que o governo angolano "está decidido a eliminar o garimpo de diamantes por ser nocivo à economia".

"Igualmente, não fomentamos a mineração artesanal de diamantes por ser desvantajosa a quem a prática. Apoiamos a mineração em pequena escala, devidamente organizada e feita de acordo à legislação", concluiu".  

Os empresários ligados ao AWDC reuniram esta segunda-feira, 10.05, em Luanda, com os homólogos da SODIAM e ENDIAMA, num encontro promovido pela embaixada belga em Luanda.

 



Voltar