mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
04 Agosto de 2022 | 17h08 - Actualizado em 04 Agosto de 2022

ANPG ASSINA CONTRATOS DE PARTILHA DE PRODUÇÃO

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinou com as operadoras os contratos de partilha de produção para oito blocos petrolíferos.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinou, esta quinta-feira, 04/08, em Luanda, com as operadoras os contratos de partilha de produção para oito blocos petrolíferos. 

O acordo assinado insere-se no âmbito da Estratégia Geral de Atribuição de Concessões Petrolíferas para o período de 2019-2025, aprovada pelo Decreto Presidencial nº52/19, de 18 de Fevereiro, e que representa uma oportunidade para as empresas associadas da Concessionária Nacional estabelecerem a presença nas concessões petrolíferas angolanas.

O Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, sublinhou que "o Governo de Angola continuará a fazer tudo para que o sector petrolífero angolano seja dos mais respeitados e rentáveis a nível mundial". 

Para o presidente da ANPG, Paulino Jerónimo, "em Angola estão a trabalhar connosco parte das grandes operadoras mundiais no offshore", mas "felizmente nesta licitação conseguimos atrair novos e importantes parceiros, que já dão cartas no mercado internacional", dando a entender que "continuaremos a trabalhar para que cada vez mais empresas estrangeiras se interessem pelo potencial do nosso sector de petróleo e gás e para que vejam em Angola a estabilidade e o enquadramento legal e fiscal mais propício aos investimentos", disse o responsável. 

Os oito blocos petrolíferos estão situados nas Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza. Os grupos empreiteiros comprometem-se a executar os programas de trabalho definidos para desenvolver os recursos existentes nessas bacias, contribuindo com o seu trabalho e acção para atenuarem o declínio de produção no país.


Voltar