mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
18 Junho de 2022

ANGOLA VAI REFINAR OURO

A construção da refinaria vai durar 12 meses, com investimento da GeoAngol, uma unidade da Endiama, que terá mais 83% das acções.

O lançamento da primeira pedra para a construção de uma refinaria de ouro acontece no dia 27 de Junho/22, nas instalações da GeoAngola, no Pólo Industrial de Viana, em Luanda.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e a Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, far-se-ão presentes no evento que marcará o arranque de um empreendimento que, à partida, já está a proceder ao recrutamento e selecção de 24 dos 30 futuros trabalhadores, em termos de empregos directos.

O pessoal recrutado nesta fase beneficiará de treinamento no exterior do país. Na fase de construção da refinaria, prevê-se empregar mais cerca de 80 pessoas.

Refira-se que a refinaria vai contar com uma força de trabalho composta por jovens angolanos licenciados dentro ou fora de Angola.

Esses técnicos farão o acompanhamento da montagem e do comissionamento dos equipamentos, depois de beneficiarem da devida formação.

A construção da refinaria, com a duração prevista de 12 meses, conta com um investimento da GeoAngol, uma unidade da Endiama, que terá mais 83% das acções.

A refinaria de ouro de Luanda resulta da aposta do Executivo Angolano em promover a cadeia de valor dos minerais com ocorrências no país, desde a pesquisa e prospecção, passando pela exploração, transformação e comercialização, a fim de gerar mais empregos.

Em Angola, são conhecidos 28 projectos de ouro, dos quais 20 estão na fase de prospecção, oito já possuem títulos de exploração e dois iniciaram a produção e comercialização.



Voltar