mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
30 Maio de 2023

ANGOLA TEM POTENCIAL PARA PROJECTOS DE MINERAIS CRÍTICOS

Angola tem condições para projectos de prospecção de Minerais Críticos.

"Na verdade, é hora de aprender mais sobre "minerais críticos”, expressão que você vai ouvir cada vez mais nos próximos anos. Estes são minerais de valor estratégico que dominarão a indústria mineira do futuro, para qualquer economia se manter saudável e segura. Eles estão na composição de praticamente tudo, desde transporte e energia até infraestrutura digital e a chamada economia verde”. 

Com esta reflexão, o Consultor Mankenda Ambroise, em representação do Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, encerrava a 2ª Edição do Fórum Negócio Mineiro que reuniu empresários angolanos, autoridades do Estado, estudantes, associações profissionais e outros interessados, nos dias 29 e 30 de Maio, em Luanda. 

"A República de Angola tem um vasto potencial de minerais considerados críticos, conforme foi evidenciado pelo Instituto Geológico de Angola, no Painel de Estudos Geológicos de Minerais Críticos, na base dos quais os senhores empresários, com a criatividade que se lhes conhece, poderão certamente conceber numa direcção certa, projectos sustentáveis concretos que concorrem para a transformação deste potencial em riqueza real”, sublinhou o responsável do MIREMPET. 

Segundo Mankenda Ambroise, a lista de potenciais minerais críticos em Angola passará a ser revisada a cada cinco anos, em consulta com os geólogos e especialistas da indústria mineira. O consultor acrescentou que o país está entre os que têm mais potencial de minerais críticos, "definidos como minerais estratégicos no Código Mineiro para atender a demanda que será gerada pela transição energética como fontes com menor emissão de carbono. 

Mankenda Ambroise realçou que "Angola é uma fonte confiável para o desenvolvimento de projectos que assegurem a produção de minerais críticos necessários para a transição energética justa e sustentável, com valor acrescentado. 

Finalmente, destacou que o evento serviu para identificar oportunidades de negócios para, em breve, poder constituir parcerias com benefícios recíprocos, como um dos resultados e ganhos animadores. 

O 2º Fórum de Negócio Mineiro foi organizado pela Bumbar Mning e decorreu sob o lema "Desafios de Transição Mineira”- Oportunidades Trazidas pelos Minerais Críticos na Visão de Sectores que Interagem com a Indústria Extrativa Angolana. O evento registou uma exposição de produtos de suporte ao Sector Mineiro.


Voltar