mirempet.gov.ao
Internacional
15 Junho de 2022 | 14h06 - Actualizado em 15 Junho de 2022

ANGOLA PODE EXPORTAR HIDROGÉNIO VERDE EM 2024

Sonangol, Gauff e Conjuncta assinaram um Memorando de entendimento para a materialização do Projecto de Hidrogénio Verde em Angola.

Por ocasião da assinatura do Memorando de Entendimento entre a Sonangol e as empresas alemãs Gauff e a Conjuncta para materialização do Projecto de Hidrogénio Verde em Angola, o Ministro Diamantino Azevedo realçou que o projecto para materialização de Hidrogénio Verde em Angola foi devidamente ponderado e "estudado há mais de dois anos”. 

De acordo com o Ministro, as conversações vincámos claramente que Angola, apesar de produtor de hidrocarbonetos, é sensível há questões climáticas e ambientais. Diamantino Azevedo deixou claro que "o governo angolano não tem intenção a curto prazo, de abdicar do petróleo. 

"Pelo contrário, consideramos que os recursos minerais e petróleo são o pilar da transição energética, ao que vamos continuar a explorar e transforma-los no nosso país, de forma sustentável e com respeito ao ambiente. Sobre a transição energética, Diamantino Azevedo referiu que " não pretendemos que passe ao nosso largo, por isso queremos estar engajados". 

Exemplificou o projecto de energia eólica lançado no Namibe e anunciou, para breve, a inauguração de um projecto de energia solar em Benguela, financiado pelo governo de Angola e "outros se seguirão". 

Por isso, orientámos a Sonangol a transformar-se em empresa de energia, o que está a ser cumprido, enfatizou. Pediu, no final, à Sonangol e suas parceiras que cumpram com o prometido e que em 2024 aconteça a primeira exportação de hidrogênio verde para a Alemanha. Sobre a cooperação entre Angola e Alemanha, Diamantino Azevedo deixou claro: 

O governo de Angola não veio à procura de ajuda. Viemos estabelecer uma cooperação win-win, em que os dois Estados saiam beneficiados. "Consideramos que os recursos petrolíferos e os recursos minerais são o primeiro pilar da transição energética”, realçando o propósito de continuar a explorar e transformar os recursos de forma sustentável e respeitando o ambiente. 

Estiveram presentes na Cerimónia de assinatura do Memorando de Atendimento, esta quarta-feira, 15/06, em Berlim, a Embaixadora da República de Angola na República Federal da Alemanha, Balbina Dias da Silva, e o antigo Embaixador daquele país em Angola, Rainer Müller. 

Steffan Liebing, CEO da Conjucta, destacou que "Angola tem as melhores condições para a produção de hidrogênio verde e colocá-lo à disposição do mercado em curto tempo, uma vez que existem no país infra-estruturas e condições favoráveis. Em 2024, poderá acontecer a primeira exportação de hidrogénio verde de Angola para a Alemanha, concluiu Stefan Liebing.


Voltar