mirempet.gov.ao
Internacional
09 Abril de 2021

ANGOLA E RÚSSIA PASSAM EM REVISTA COOPERAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Os ministros passaram em revista os vários acordos de cooperação e rubricaram uma Declaração Conjunta em que se realça o desejo de manter e incrementar a cooperação histórica e estratégica entre os dois países.

A Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-científica e Comercial Angola-Rússia reuniu nesta sexta-feira, 09.04.2021, por vídeo conferência, sob a co-presidência do Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e do Ministro russo dos Recursos Minerais e Ecologia, Aleksandr Kozlov. 

Os ministros passaram em revista os vários acordos e os protocolos de cooperação e rubricaram, no final da reunião, uma Declaração Conjunta em que se realça o desejo de manter e incrementar a cooperação histórica e estratégica entre os dois países.

O Ministro Diamantino Azevedo destacou que a cooperação entre Angola e a Rússia "está no bom caminho, rumo à consolidação das relações entre os dois Povos e Governos, particularmente o reforço parceria estratégica”. 

O governante angolano informou que existe interesse e perspectivas dos dois países em reforçarem e diversificarem a cooperação nos domínios de energia e Petróleo e gás, mediante a criação de parcerias público-privadas. Por seu turno, Aleksandr Kozlov destacou a cooperação no segmento dos diamantes, entre a Endiama e a Alrosa, manifestando o desejo de a incrementar e "ultrapassar pendências existentes". 

Participaram do encontro peritos e representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Turismo e Ambiente, Justiça e dos Direitos Humanos, Energia e Águas e Agricultura e Pesca.


Voltar