mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
25 Setembro de 2021

ANGOLA E RDC ANALISAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DOS HIDROCARBONETOS

Durante os dois dias, foram realizadas reuniões técnicas sobre o mecanismo conjunto de comercialização de derivados de petróleo e do Projecto da Zona de Interesse Comum (ZIC)

O estado da cooperação entre Angola e a República Democrática do Congo(RDC) no domínio dos hidrocarbonetos foi analisado, a 23 e 24 de Setembro de 2021, em Luanda, pelo ministro angolano dos recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo e o seu homólogo do Congo, Didier Budimbu Ntubuanga. 
 
Durante os dois dias, foram realizadas reuniões técnicas sobre o mecanismo conjunto de comercialização de derivados de petróleo e do Projecto da Zona de Interesse Comum (ZIC), que, segundo diamantino Azevedo, "vem de há alguns anos. Infelizmente, não com o dinamismo que se esperava, mas nós tudo temos feito para trazer maior dinamismo e para que possamos efetivamente passar à implementação dos projetos”. 
 
O governante realçou a urgência e a importância da conclusão do projecto face aos desafios da transição energética e as oportunidades que o mesmo poderá gerar, no âmbito do conteúdo local e da contribuição para o OGE dos dois países, tendo, para o feito, proposto a criação de equipas técnicas e a elaboração de um cronograma de trabalho com acções e prazos bem definidos.  
 
Didier Budimbu Ntubuanga considerou a experiência de Angola na área de hidrocarbonetos e espera bons resultados das reuniões realizadas, afirmando que " Angola e RDC são dois países irmãos. Juntos podemos ir longe”. 
 
No final dos trabalhos, os dois ministros aprovaram as resoluções, uma sobre o Projecto ZIC e outra do Mecanismo Conjunto de Comercialização de Derivados de Petróleo, concedendo um período de três meses, ao grupo de trabalho criado, para apresentação de um plano de acção para execução dos acordos firmado e realização da primeira reunião do grupo de trabalho no mês de Outubro de 2021. 
 
A primeira resolução refere-se em reconhecer a validade dos documentos previamente assinados entre os representantes dos dois países, com a necessária qualidade e competência relativamente ao projecto; limitar os trabalhos actuais à ZIC, definidos pelas coordenadas geográficas estabelecidas no acordo de 30 de Julho de 2007; aprovar a criação de um Grupo de Trabalho constituído por representantes de instituições de Angola e RDC. 
  
Relativamente ao Mecanismo Conjunto de Comercialização de Derivados de Petróleo, deliberou-se em se reconhecer a existência de um mercado na RDC para a comercialização de produtos derivados do petróleo por entidades angolanas; aprovar a criação do grupo de trabalho constituído por representantes de instituições dos dois países. 
 
Angola e a RDC partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial . em Junho de 2003 assinaram um memorando de entendimento sobre a exploração petrolífera comum das águas da bacia inferior do Congo. 
 
A próxima reunião dos dois ministros está marcada para a segunda semana de Janeiro de 2022, na República Democrática do Congo. 


Voltar