mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
30 Março de 2021 | 15h03

AAMG HOMENAGEIA MULHERES LIGADAS ÀS GEOCIÊNCIAS

Associação Angolana de Mulheres em Geociências homenageou, nesta terça feira, 30.03.2021, cinco mulheres ligadas às geociências, nomeadamente, Suzanete Costa, Albina Assis, Maria Luísa Morais, Alice Ceita e Maria Amélia da Fonseca.

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, procedeu nesta terça feira, 30.03.21, a abertura da cerimónia de homenagem a cinco (5) mulheres ligadas às geociências, no âmbito das comemorações do Março Mulher.

Durante a cerimónia organizada pela Associação Angolana de Mulheres em Geociências (AAMG), que decorreu no Museu Nacional de História Militar, o Secretário de Estado saudou as homenageadas, nomeadamente, Suzanete Costa, Albina Assis, Maria Luísa Morais, Alice Ceita e Maria Amélia da Fonseca e encorajou outras mulheres a ingressarem às geociências.

"As mulheres hoje homenageadas representam um exemplo de capacidade de resiliência, estoicismo, grandeza, elevação e devem servir de fonte de inspiração para as novas gerações", disse o dirigente.

Jânio Corrêa Víctor frisou que a actividade geológica e mineira no país oferece um campo de oportunidades profissionais para as mulheres. "O MIREMPET, enquanto parceiro institucional da AAMG, encoraja as mulheres a abraçarem e a ingressarem no ramo das geociências, visando aumentar a participação do gênero neta área”, garantiu o Secretário de Estado.

Por seu turno, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Angolana de Mulheres em Geociências, Esperança Santos, disse que "a contribuição feminina para a ciência é enorme, porém, muitas das vezes, esquecida".  Segundo a Presidente, "a AAMG decidiu chamar a atenção, no sentido de se empoderar mulheres angolanas que ajudaram a construir conhecimentos nas geociências que que ajudaram nas grandes pesquisas e difundiram as suas contribuições e legado para a aquisição de conhecimentos e afirmação política, económica, social e cultural das sociedades”.

Suzanete Costa, antiga Decana da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN) e uma das homenageadas, na cerimónia, agradeceu o gesto da AAMG e mostrou satisfação pelo facto de poder partilhar o momento com outras mulheres das geociências. "Sinto-me emocionada porque como educadora olho para esta sala e vejo tantos dos meus ex-alunos e sinto que valeu a pena” disse a homenageada. 

No evento, foi também lançada a campanha de divulgação e inventariação do património geológico de Angola, resultado de uma parceria da Faculdade de Ciências da UAN e da AAMG que visa destacar a geodiversidade para a comunidade científica e para a sociedade em geral. 

A cerimónia de homenagem a cinco (5) mulheres ligadas às geociências contou com a participação de representantes do Gabinete da Primeira Dama da República, representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, representantes da UNESCO e académicos.

 A Associação Angolana de Mulheres em Geociências (AAMG) é uma organização técnico-profissional que visa a promoção do avanço do conhecimento técnico-científico dos seus membros, o encorajamento das jovens mulheres a tornarem-se geocientistas, bem como a organização e promoção de actividades como seminários, workshops, conferências, exposições, em várias áreas das geociências.


 



Voltar